autoatendimento

Banner - Notícias

Use o crédito de forma consciente

O uso planejado, cuidadoso e racional dos recursos financeiros que podem ser obtidos por meio de empréstimos e financiamentos visa evitar o endividamento excessivo, já que tomar crédito além do necessário pode dificultar o seu pagamento e se transformar em um problema maior. A decisão de utilizar crédito deve ser estudada e analisada antes de […]

O uso planejado, cuidadoso e racional dos recursos financeiros que podem ser obtidos por meio de empréstimos e financiamentos visa evitar o endividamento excessivo, já que tomar crédito além do necessário pode dificultar o seu pagamento e se transformar em um problema maior.

A decisão de utilizar crédito deve ser estudada e analisada antes de sua concretização, considerando fatores como taxas, prazos, formas de pagamento e, principalmente, a capacidade de pagamento, visto que o comprometimento da renda em função do crédito pode tornar-se insustentável.

Veja algumas dicas que podem ajudar no uso consciente do crédito:

1 – Pesquise as alternativas disponíveis

Antes de contratar uma operação de crédito, é fundamental analisar com cuidado as formas e opções de crédito disponíveis para você. É importante saber qual a forma de crédito que terá os melhores resultados, taxas menores e menor Custo Efetivo Total (CET), que é o valor total da operação de crédito ao final do período de pagamento.

2 – Escolha o crédito que cabe no seu bolso

O valor a ser pago pelo crédito utilizado precisa caber no orçamento para que as parcelas e custos não acabem atrapalhando sua situação financeira e gerando a dependência de novos empréstimos.

3 – Crédito não é fonte de renda

A contratação de crédito deve ter uma finalidade determinada e atender uma necessidade específica, para que seu uso não se torne um hábito. Lembre-se que o crédito não é uma fonte de renda e não deve compor seu cálculo de orçamento ou planejamento financeiro.

4 – Busque orientação para o uso do crédito

Por último, é recomendado que você busque orientação especializada para o uso consciente do crédito, evitando que você acabe gastando demais, contratando um empréstimo que não precisa ou gerando novas dívidas.

Publicado em: 11 de novembro de 2022